Mãos dormentes: e agora?

15 mai

Uma apresentação rapidinha: meu nome é Verônica, estou na lista das Pedalinas desde sempre, e tenho participado mais ativamente de uns tempos para cá. Já faz quase quatro anos que eu pedalo, e tenho um blog meio largado de cycle chic, que é o nome que ganhou a prática de andar com suas roupas comuns do dia a dia, em vez de um uniforme esportivo. De um ano para cá, me interessei também por ciclismo de longa distância (o que explica um pouco aquele meu último post no meu blog pessoal, usando roupa de lycra e com uma bicicleta speed). Sempre prometo posts que nunca posto aqui. Na nossa lista, percebi que um textinho meu podia ser útil para outras meninas, e resolvi compartilhar. Vamos a ele?

Ao ficar algum tempo sobre a bicicleta, muitas pessoas experimentam dormência nas mãos. Pode ser uma leve sensação de formigamento, dormência mesmo e até dificuldade de movimentar os dedos. Isso acontece quando a posição das mãos no guidão por um tempo prolongado  (seja um pedal mais longo de um dia ou uma cicloviagem, por exemplo) dificulta a circulação sanguínea ou pressiona os nervos da mão (nervo ulnar, geralmente). Os dedos mais afetados são o mindinho e o anelar. Se isso já aconteceu com você, calma! O problema costuma ser temporário. Dependendo da distância e da pressão na mão, pode passar em algumas horas ou até mesmo meses. O que fazer?

Quando for pedalar, é importante mudar a posição da mão no guidão de tempo em tempo. Nas pausas dos semáforos, vale dar chacoalhadinhas de leve e movimentar a mão para o sangue voltar a circular. No trânsito, na trilha ou em estradas, temos a tendência de ficar tensos sem perceber, e segurar o guidão com força, o que também é prejudicial. Tente relaxar os ombros e braços durante pedal, e segurar o guidão de forma firme mas delicada; não precisa agarrá-lo. Isso vai reduzir muito a possibilidade de dormência e dores no braço no dia seguinte, já que braços relaxados sofrem muito menos com a trepidação. Confira também sua postura: o peso do corpo do ciclista deve estar bem distribuído na bike e apoiado nos ísquios (ossinhos do quadril). Se você joga todo o peso do corpo nos braços, vai sentir dores e favorecer a dormência depois de uma certa quilometragem.

Ajuste fino
Se mesmo assim o problema continuar, talvez seja necessário fazer ajustes na sua bike (o tal do bike-fit), porque pode ser que peças do tamanho errado estejam causando os pontos de pressão nos  nervos que controlam a sensibilidade da mão. Tem dois jeitos de fazer: procurar um profissional, que vai tirar todas as suas medidas e sugerir ajustes (trocar a mesa da bike, por exemplo) para que o tamanho dela esteja ajustado perfeitamente à você. Custa um pouco caro, mas quem passa muito tempo na bike costuma se beneficiar muito do investimento.

Dá para fazer em casa também, preenchendo planilhas com seus dados, lendo e pesquisando. Foi meu caso. Fiz o primeiro sozinha para definir o tamanho da speed, e depois refiz para ver que peças eu tinha que trocar. Coloquei um guidão mais estreito e uma mesa mais curta e meu problema de dormência em pedais longos quase sumiu. Dá trabalho de de qualquer forma talvez você precise gastar com a troca de peças, mas traz uma grande vantagem: o aprendizado sobre a bicicleta e sobre seu próprio corpo fica para a vida toda.

Luvas para que te quero
Além de proteger as mãos no caso de queda, essa é outra função das luvas. Luvas comuns ajudam a prevenir calos e vergões (depois de um pedal muito longo sem luvas, já fiquei com as mãos vermelhas e esfoladas…). A luva tem que estar justa na mão, mas sem apertar, e sem fazer dobras no tecido. Se elas não estiverem ajudando com relação a dormência, outra dica é procurar luvas mais técnicas, com gel na região da palma da mão.

Se nenhuma dessas dicas ajudar, você pode estar com Síndrome de Túnel do Carpo, com inflamação crônica de tendões da mão, na região do nervo mediano (que passa bem no punho, onde costumamos apoiar o peso do corpo ao pedalar).  Procure um bom ortopedista, que poderá fazer um diagnóstico preciso e encaminhar uma solução – de preferência sem precisar parar nunca de pedalar!

9 Respostas to “Mãos dormentes: e agora?”

  1. Aline 15/05/2011 at 1:10 PM #

    eu sinto seeempre essa dormência, mas o meu caso pára minutos depois.. é pq fico tensa mesmo segurando o guidooon.. e euu acho q a minha n é mto ajustada ao meu tamanho naoo.. hehehee

    adoro seus posts lá no gatas de bike, poderia voltar né?

  2. Flavia Pires 15/05/2011 at 7:32 PM #

    Comecei a pedalar não faz muito tempo….depois de mais de 15 anos sem pedalar…
    Sinto na ponta dos tres dedos da mão esquerda sem sensibilidade e formigando….E não consigo exercer alguns movimentos de força.Vou seguir o que diz…e vamos ver como ela reage.
    Um relato….estou amando ver vcs….participar das atividades…..ver meninas que nunca pedalaram….pedalarem no mesmo dia ^^ e pedalar de novo depois desse tempo todo…é como voltar a ser criança….ver o mundo em preto e branco ….sentir a liberdade de poder voar…
    Ver o carinho de vcs com as pessoas….iniciantes ou não como eu….é como encontrar uma nova família….. que acolhe e cuida ^^

    Feliz em pedalar….e feliz em encontrar com as Pedalinas UHUUUUUUUUUUUUUUUU !!!

  3. MM 17/05/2011 at 3:39 PM #

    Oi! Peço licença para contribuir com o site de vocês!

    Estou usando uma manopla ergonômica na minha bike do dia-a-dia e não sinto mais dores no pulso.
    Tem de várias marcas, as mais famosas são da Ergon, mas tem uma mais em conta da Calypso.

    Essas manoplas são legais porque preenchem o espaço entre a palma da mão e o guidão.
    É um investimento que vale a pena.

    [ ]‘s
    Marcel Morgado

  4. Ana Elisa 25/05/2011 at 2:13 PM #

    Ótimo post! Vou divulgar.

  5. Ana Elisa 25/05/2011 at 2:14 PM #

    Ótimo post! Vou divulgar entre as Meninas ao Vento!

    beijos

  6. Maíra Bombachini 28/09/2011 at 8:43 PM #

    Olá!
    Verônica, parabéns pelo post!
    Eu sinto essa dormência em pedais longos também!
    Queria saber se tens como compartilhar as informações que você pesquisou sobre bike-fit. Quero comprar uma bike nova e já quero ser mais certeira desta vez!
    Até mais!

  7. Petrônio 23/07/2012 at 3:07 PM #

    Sei que é um comentário tardio, mas só agora achei esse blog fantástico. Recomendo, no caso de dormências, um pequeno teste em uma bicicleta reclinada. Realmente é a panacéia universal no tocante às dores ciclísticas.

    • Apolinário. 31/08/2014 at 1:04 PM #

      Tenho este mesmo problema de dormência nos dedos da mão esquerda, vou realizar a substituição das manoplas e ver o que dá, pois a mesa já substitui por uma ajustável.

      Parabéns pelo blog e pelas pessoas que por aqui circulam e colaboram com comentários realmente uteis para que gosta de pedalar e escutar o barulhinho do vento.

      Obrigado.
      Apolinário.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 136 outros seguidores

