Crônica matinal e espírito do natal

14 dez

Hoje, 14/12, a caminho do trabalho aconteceu uma das coisas mais impressionantes desde que comecei a pedalar em SP. Seguindo minha rotina matinal peguei a bike, vesti a capa de chuva e fiz meu caminho como de costume.

Estava na paes leme (a rua do sesc pinheiros) que é completamente travada todas as manhãs e, apesar das três faixas, os carros, motos e onibus se degladiam por espaço. Fui calmamente pelo corredor central quando escuto uma sirene de ambulancia e abro espaço para que ela passe (sempre acho que a idéia delas é atropelar as pessoas e aproveitar pra já leva-las ali dentro)
De repente a sirene fica estagnada no meu ouvido e não passa nunca. Faço gestos (sem olhar pro motorista) para que ela siga pelo corredor e nada, nada, NA-DA da sirene passar! Viro pra tras irritada pensando “po.. todo mundo abriu um corredor e pq esse bosta não agiliza nossas vidas???!”
Ao olhar pro motorista da ambulancia, ele estava fazendo gestos pra mim para que EU PASSASSE!!!! fiquei chocada, coloquei força no pedal e segui pedalando livremente pelo corredor antes destinado àquela sirene insuportavel! mas que naquele momento abriam espaço pra mim!!
Tive uma sensação incrivel de superioridade e prazer por, apesar da chuva, estar ali, de bicicleta!
Ao final da paes leme – quando ela vira rua butanta – percebi que a ambulancia não conseguiria mais seguir adiante, olhei pro motorista, sorri e dei um tchauzinho de agradecimento. Esse tipo de coisa me faz ter esperança na humanidade..
Cheguei no trabalho em extase, feliz, sorrindo e sonhando que estamos vivendo a revolução da bicicleta, onde finalmente existe respeito com quem escolheu viver a vida e a cidade do jeito mais simples possível.
Será o papai noel comovendo os motoristas??? HO HO HO HO
 

As luzes dos carros enfeitam a Av Paulista


Foto do @Bikerreporter

7 Respostas to “Crônica matinal e espírito do natal”

  1. Camila Oliveira 14/12/2010 às 11:33 AM #

    Sim, ainda existe esperança! Bom saber que alguns ainda respeitam e dão prioridade às vidas no trânsito!

  2. Sumaya 14/12/2010 às 2:49 PM #

    Olha, essa cidade fica ainda mais louca nesta época do ano, mas eu desconfio também que o (vacilante) espírito de Natal, seja lá o ele que for de verdade, invade os coraçõezinhos paulistanos. Ontem um ônibus parou num cruzamento obrigando os carros a me darem passagem. Juro que quase chorei.

    Beijo.

  3. Carlos Aranha 14/12/2010 às 2:50 PM #

    O motorista da ambulância sacou o que nenhum motorista consegue perceber: não adianta apressar a bike. Logo ali na frente o carro pára de novo, e a bike continua, reinante.

    Essa é a lógica até numa cidade com trânsito razoável. No nosso caótico dia-a-dia, então, tenho pena de quem insiste ou depende do carro…

  4. Gabriela Namie 14/12/2010 às 4:45 PM #

    fez meu dia melhor!

  5. Arthur 15/12/2010 às 4:03 PM #

    Nunca tinha ouvido um relato parecido com esse, foi realmente fantastico!
    Nao sei se ja reparam que as ambulancias em SP enfrentam muita dificuldade para conseguir passagem, os motoristas nao dao espaco… Agora quando uma viatura da policia liga a sirene todos os motoristas abrem espaco, por medo, porque as viaturas passam com ou sem passagem!
    Esse motorista da ambulancia valorizou o menor no transito… Eh ainda ha esperanca!

    OBS.: Teclado desconfigurado, rsrsr.

  6. Ed 19/12/2010 às 8:44 PM #

    A principal responsável pelo comportamento do motorista da ambulância foi… você mesma! Vc que insiste em pedalar em meio a este trânsito doido. Vc que insiste na existência de vida inteligente e solidária entre os que circulam cegos e surdos de humanidade em São Paulo. Vc que insiste em coptar mais meninas a te seguir nessa luta contra moinhos de indeferença. Desse jeito, querida, gentileza e solidariedade vão acabar virando regra, e não exceção. Culpa sua.

    • Aline Cavalcante 21/12/2010 às 3:59 PM #

      caracas
      🙂

Deixe um comentário

