Travando (U-Lock e Cabo)

18 fev

Já apareceram na lista algumas discussões sobre que tipo de trava usar e como prender a bike, então aproveitei para fazer um post falando da minha experiência e do que pesquisei e ouvi por ai. Mas é claro que eu não sou nenhuma especialista, e novas informações são muito bem-vindas 🙂

Para prender a minha bicicleta uso uma U-Lock e um cabo. Essa foi a forma mais segura que encontrei, embora ache o cabo dispensável quando vou ficar perto da bike ou quando prendo-a com várias outras (nos botecos da vida).

No meu caso, o cabo serve para prender a roda da frente. Ouvi que é importante sempre deixar o cabo bem colado na bike, pois uma parte mais frouxa pode ser torcida, rompendo as “fibras” e facilitando o corte do cabo. A opção de usar parafusos ao invés de blocagens dificulta um pouco o roubo das rodas e selim, mas não tanto assim – basta uma chave simples para retirá-los -, por isso o uso de uma blocagem segura – as com segredo ou as que só abrem quando você vira a bike de ponta-cabeça – pode ser a melhor forma de dispensar o cabo. Porém, embora não seja a situação ideal, o cabo ainda é uma boa solução quando a sua U-Lock não encaixa em local algum, então pode ser bem útil ter um desses na bolsa.

Já a U-Lock prende a roda de trás (que é a mais importante – mais componentes, mais $), o quadro, o poste e o próprio cabo. Uso aquela U-Lock “grandinha” (que é o tipo que eu mais vejo por aqui), e consigo parar em praticamente todos os lugares. Esse modelo cabe naqueles postes de placa ou de luz, então fica bem fácil de estacionar, e vem com um suporte para ser transportado no quadro. Mas também tem a opção de comprar as U-Locks menores, mais leves e práticas, só que elas não cabem em qualquer poste. Então antes de decidir o tamanho da trava é bom pensar onde se costuma parar e no que fica mais prático e seguro.

O resultado é o “belo” slideshow abaixo (use a imaginação para visualizar um poste no lugar do taco de Bike Polo…hehe):

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5 Respostas to “Travando (U-Lock e Cabo)”

  1. Sumaya 18/02/2011 às 11:26 AM #

    Gente, essa galera aqui sabe brm prender a bike, vamos pegar umas dicas? http://www.oddee.com/item_97377.aspx

    Aproveitem! 😉

  2. Eduardo 18/02/2011 às 8:33 PM #

    uma dica para proteger o selim sem gastar nada é pegar um pedaço de corrente de bike e fazer um elo que prenda o trilho do selim ao quadro da bike. A corrente se consegue até de graça, só pedir uma usada para uma bicicleteria. É legal envolver a corrente com um pedaço de câmara de ar para não riscar o quadro.

  3. zé álvaro 22/03/2011 às 11:58 AM #

    quando vou ficar muito tempo longe da bike, o que eu faço é prender as duas rodas com o cabo (de segredo, mas daquele mais robusto), e dependendo do local, a U-lock no quadro. Geralmente uso apenas o cabo. as blocagens são abertas com chave allen.

  4. Igor 30/05/2011 às 9:57 AM #

    olah Dri, gostei muito do seu post! Gostaria de saber onde posso comprar as travas que vc usa, pois moro em floripa e aqui as travas à venda são muito ruins – sequer encontrei uma Ulock! 😦 Obrigado!!!

  5. Marcelo 11/06/2012 às 3:34 PM #

    PARABÉNS PELO BLOG!!!TAMBÉM ESTOU A PROCURA DA TRAVA U-LOCK DA KRYPTONITE,MAS TÁ MUIDIFICI…kkkkk…Abraço a todas(os).Marcelo.

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