Intermodal bike/trem/metrô

25 abr

Recebi uma visita muitissimo especial durante esse feriadão de Páscoa! Levei a mamãe pra passear, fazer compras e, óbvio, pedalar! =)

Fomos até o Jardim Botânico onde encontramos alguns amig@s! Na volta o pneu furado (+ a preguiça de remendar) fizeram a gente voltar de metrô até a Paulista e deixar as bicis no bicicletário do UseBike do Conjunto Nacional.

É MUITO LEGAL saber que ciclistas são bem vindos nos trens e metrôs de São Paulo! Uma puta mão na roda para alguns que precisam fazer intermodalidade nos deslocamentos. A única pena é que os horários são reduzidos e limitados.

Metrô

As estações de metrô aceitam bicicleta diariamente a partir das 20:30h; aos sábados a partir das 14h; e aos domingos e feriados o dia todo. Limite de 5 bicicletas por vagão e apenas no último – tem sinalização indicando o local. Veja aqui

Trem

Já a CPTM só permite bicicleta aos sábados a partir das 14h e domingos e feriados o dia todo. Com apenas 4 bicicletas por vagão. Veja aqui

Ps1: As indicações não se aplicam às bicicletas dobráveis, pois seus limites de tamanho permitem que os ciclistas a levem dobradas a QUALQUER hora do dia. Como bem explicou a Camila nesse post.

Ps2: Nós sabemos das dificuldades em liberar bicicleta nos vagões de trens e metrôs, especialmente em função da super-lotação desse meio de transporte em horários de pico. Mesmo limitada, a iniciativa é MUITO importante para os ciclistas de uma cidade. As empresas estão parabéns.

Porém é necessário pensar maneiras de ampliar o serviço, alternativas, soluções, facilitar ainda mais quem precisa fazer o intermodal – inclusive permitindo utilizar escadas rolantes e/ou elevadores! Ninguém merece subir tantos lances de escada portando uma bicicleta nos ombros!

clique na imagem para ampliar

As escadas de acesso à ciclovia da Marginal Pinheiros, por exemplo, possuem canaletas/rampas que ajudam o ciclista a empurrar a bike com menos esforço. Solução simples, fácil e barata

Expresso Turístico

Desde 2009 a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugurou o Expresso Turístico – “vagão bicicletário” que permite que ciclistas viagem tranquilamente sobre trilhos.

Com capacidade para 45 unidades, o “vagão bicicletário” transporta as bicicletas com uma taxa de R$ 3,00 cada e oferece descontos para até três acompanhantes.

Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba(quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ou Luz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, da CPTM.

Anúncios

9 Respostas to “Intermodal bike/trem/metrô”

  1. Phil 25/04/2011 às 4:01 PM #

    Acho que liberando mais horarios alternativos já ajudaria bastante!

    Por exemplo das 10:00 – 12:00 é um horario bem rasoavel(dependendo da estação) derrepente se diminuissem o intervalo entre os trens nã ohaveria uma Megalotação.

    Mas para o metro mais lotado do mundo acho que é complicado!

  2. Priscila 25/04/2011 às 6:14 PM #

    Acho bem legal isso, mas msm se não der pra entrar de bike no metrô por causa do horário dá pra deixar nos paraciclos ou bicicletários q tem nas estações!

  3. Dan 25/04/2011 às 8:05 PM #

    E eu que só queria poder ir trabalhar com minha bike…
    Moro em uma cidade de interior e aqui não tem naaaada, voltado para ciclistas e se falar em bicicletário e perigoso rirem na sua cara!! Triste a mentalidade do povo aqui.
    Parabens pelo post altamente informativo, adorei aqui!

  4. PAULA 26/04/2011 às 10:58 PM #

    No Expresso Turístico o vagão bicicletário só é disponível no destino de MOGI DA CRUZES. A minha pergunta é: O que fazer de bike em Mogi??

  5. Aline Cavalcante 27/04/2011 às 2:21 PM #

    como assim “o que fazer de bike em mogi”, paula? vc nao curte dar rolê por lá? acha que nao tem o que fazer, é isso? eu realmente nao entendi sua questão.

    e as informações sobre o expresso turistico peguei direto do site da cptm.

    bj

  6. vivi 27/04/2011 às 4:05 PM #

    a grande pena é que ainda não existem ciclovias em são paulo..eu ando em são paulo de bike, mas confesso que o riso é diário. um trajeto usp-avenida cidade jardim precisa ser feito via eldorado-faria lima ou praça panamericana-eusébio-faria lima e correr o maior risco do mundo em 40min, sendo que se abrissem a “ciclovia dos ricos” que existe na marginal, demoraria cerca de 20 min. no máximo…tá bem ruim, ainda, infelizmente. Queria muito juntar uma galera e boicotar mesmo, pintar durante as madrugadas uma faixa para ciclovia ao longo da querida Rebouças, pros ciclistas invadirem mesmo.. o trânsito, ao contrário do que pensam, não pioraria, pois utilizaríamos um pedaço da faixa, somente. O espaço tem que ser dividido. prontofalei.

  7. Camila 27/04/2011 às 9:29 PM #

    Vivi,
    Sempre tem um caminho alternativo!
    Se quiser entre na lista de discussão das Pedalinas e mande o trajeto que precisa fazer e a gente vê quem conhece melhor a região e pode dar dicas pra fugir destes trechos chatos!

    Ah, ótimas informações sobre o intermodal! É uma forma de ir ganhando a cidade com a bicicleta, quando você percebe vai pedalando cada vez mais, mais longe e acaba até abrindo mão de pegar o trem/metrô! Para distâncias mais longas é uma ótima alternativa!

  8. Fred lemos 12/05/2011 às 12:37 PM #

    Precisa-se ciclista feminina para capa de revista ,Sem experiencia- contato :7986 1344 obrigado!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Entrevista com @pedaline sobre a utilização dos bicicletários e intermodalidade de transportes « Atitude Eco Atitude - 21/07/2011

    […] respondeu algumas perguntas rápidas e também me indicou um post que explica um pouco melhor o conceito de intermodalidade (bike/trem/metrô) de transportes. Bikes no metrô […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: