Quinzena agitada!

14 jul

Foto do Albert

Essa última quinzena foi bem movimentada para quem se interessa por mobilidade urbana E bicicletas! Debates de alto nível aconteceram em São Paulo com pessoas renomadas e importantes no meio – e a tendência é só melhorar.

Assim como anunciado na nossa agenda, sábado passado o criador do blog mais chic do mundo, Copenhagenize, o dinamarquês Mikael Colville-Andersen veio falar sobre a bicicleta no cotidiano dos europeus e quais as formas de fazer essa cultura perpetuar mundo a fora. Com uma apresentação simples e direta, Mikael deixou claro que é preciso “vender” a idéia da bike como transporte com elegância e beleza assim como a industria automobilística faz (tão bem).

Foto da Ciclocidade

Ele comparou a bicicleta com um aspirador de pó, pois essa é a relação que os dinamarqueses têm com seus veículos: praticidade, usabilidade e nada além de um objeto comum que todas as pessoas usam diariamente.

Mikael é muito “acessível”, gente como a gente! Foi na Oficina Mão na Roda, pedalou com a galera, bebeu cerveja, conversou amenidades e sentiu de perto um pouco do que vivemos aqui em São Paulo: uma cidade saturada de carros, mas com muita potencialidade para mudar. Falta coragem!

Já na terça, David Byrne levou mais de 1000 pessoas ao Teatro Paulo Autran no Sesc Pinheiros, onde tivemos a oportunidade de ouvir tudo aquilo que já sabemos e falamos há anos: SP TEM JEITO e PRECISA começar a mudar!!

Foto Marcel Maia

Ele também pedalou pelas movimentadas ruas da cidade, mas por ser bem menos acessível nos contentamos apenas com as palavras de quem já rodou o mundo com sua bicicleta!

A presença ilustre do nosso Secretário dos Transportes, Marcelo Branco, foi  uma surpresa para muitos e sinalizou positivamente para uma gestão de diálogo e aproximação com os ciclistas. É claro que o formato do fórum (e a presença do David) já adiantava a impossibilidade de debater DE VERDADE o assunto com ele, mas é inegável que mesmo assim, em outras épocas, não teríamos sequer um marronzinho pra representar o órgão – quanto mais o próprio secretário!

Foto da Lady Guedes

Particularmente já participei de dezenas de debates, palestras, fóruns, reuniões, mesas redondas (e etc) sobre o assunto então não é difícil imaginar qual será o discurso de cada palestrante. Talvez por isso algumas vaias soaram no teatro quando Marcelo Branco entrou para compor a mesa. Os ciclistas estão cansados de auto-promoção, enrolação e bla bla bla! Não podemos mais perder tempo (e vidas), chega né?!

A vontade de socar de questionamentos o representante oficial dos transportes em SP era insegurável, mas senti também que a “raiva” e palavras entaladas na garganta diziam muito mais respeito às antigas gestões (como a do Alexandre o grande de Moraes) do que à dele.

No fim, aplaudimos uma frase aqui outra ali que foi dita – especialmente pq dessa vez não éramos só meia-dúzia-de-ciclistas-chatos-questionando-as-mesmas-coisas, mas milhares de pessoas (entre elas gente nova) abrindo a cabeça para a realidade.

O que REALMENTE me comoveu, me fez sentir uma alegria incontrolável e emoção de encher os olhos foi o bicicletário LINDO que a Ciclocidade organizou na frente do SESC! Tirar as centenas de bicicletas do subsolo do prédio e trazê-la pra um lugar de destaque na cidade, BINGO!

Foto Carlos Alkmin

Leia mais detalhes do evento no:

Vá de Bike

Outras Vias

Vila Mundo

As Bicicletas

Anúncios

Uma resposta to “Quinzena agitada!”

  1. Priscila 14/07/2011 às 1:32 PM #

    Deve ter sido bem legal, pena que não pude comparecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: