“O sistema público de empréstimo de bicicletas pode salvar vidas?”

10 ago

“Esta pergunta curiosa foi feita por um grupo de pesquisadores do CREAL – Centro de Investigación en Epidemiología Ambiental da cidade de Barcelona.

Estudaram dados de hospitais, número de ciclistas e emissões até chegarem à conclusão que “el Bicing”, o sistema público de empréstimo de bicicletas em Barcelona, poupa 12 mortes por ano e evita a emissão de 9 mil toneladas de CO2. Os efeitos positivos do uso dos pedais são previsíveis, mas a novidade é que agora podem ser medidos se associados a uma medida política concreta”.

A informação acima foi postada pelo Pablo León, no blogue I love bicis do El País, traduzida por mim de forma meio rapidinha – pra quem gosta de español, a íntegra está aqui. Crédito da foto: Joost vía Cyclechic Bélgica.

Achei interessante a comprovação do óbvio, mas que sempre carece de números exatos: uma boa política pública, que enfatize o uso da bicicleta, melhora a saúde de seus habitantes e combate o efeito estufa (em espanhol se diz lindamente “efecto invernadero”).

Aí lembro, o ar desta cidade de São Paulo segue tão ruim… perseguem os fumantes, mas a poluição é um mal invisível, assuntinho desagradável, não se vê, não se comenta – melhor, a gente nem quer se lembrar disto, não é verdade? Dou uma tossida. Suspiro.

Anúncios

Uma resposta to ““O sistema público de empréstimo de bicicletas pode salvar vidas?””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: