Apresentação

Pedalinas é um grupo de garotas que pegaram suas bicicletas e sairam pelas ruas de São Paulo. Seja para ir ao trabalho, à escola, ao lazer ou a qualquer lugar, todas possuem histórias e experiências para contar e compartilhar sobre a bicicleta. Notamos que a quantidade de homens ainda é dominante nos pedais, e, ao nos questionarmos sobre as razões disso, sentimos a necessidade de criarmos esse grupo e fazer uma análise sobre a cidade, as mulheres e as bicicletas com um meio de transporte saudável, sustentável, econômico e que ainda encnotra dificuldades para ocupar seu espaço,  tanto por falta de políticas públicas, quanto pela antiga crença, existente até hoje, que automóvel é status de sucesso e o meio mais confortável de se locomover. A bicicleta nos proporciona um olhar mais rico e atencioso pela cidade, autonomia, convivência saudável, mobilidade mais rápida e flexível, simpatia, fortalecimento, meditação, etc.

Ser “Pedalina” é mostrar que nem ser mulher e nem andar de bicicleta são sinônimos de fragilidade, é mostrar que há diferenças e precisamos saber lidar com elas, conhecendo, respeitando e  integrando. Estamos dispostas a fazer algo diferente pela cidade e por nós mesmas, ajudando no que sabemos e procurando sempre novas informações, estratégias, agregando pessoas, enfim, recordando e disseminando o quão bom é pedalar!

Anúncios

47 Respostas to “Apresentação”

  1. Camila Uchoa 14/05/2010 às 5:38 PM #

    Olá, meninas!

    Sou do Rio de Janeiro e acabei de descobrir a existencia de vocês!
    Sou estudante de Design de Produto e meu projeto é desenvolver um sistema de transporte de objetos em bicicletas, voltado para o público feminino!
    Gostaria de saber se posso tirar algumas dúvidas sobre como vocês costumam levar suas coisas na bike, se existe opções de bagageiros legais no mercado, quais as principais dificuldades de se levar objetos nas bikes, essas coisas… e se há um email para o qual eu possa enviar as perguntas.
    Muitíssimo obrigada pela atenção!
    Camila Uchôa

  2. ALBA SILVA 29/07/2010 às 12:32 PM #

    Olá garotas, boa tarde,
    Moro em Santana e estamos abrindo uma discussão sobre ciclovias partindo da zona norte rumo ao centro da cidade. Pensamos em começar esse diálogo dia 1 de agosto, às 9h no Campo de Marte, vcs poderão comparecer? Faremos um dejejum com frutas, se possível tragam frutas e água, pintaremos camisetas com stencil e depois sairemos rumo a Estação da Luz. Lá encontraremos o pessoal da exposição de carros antigos, motos e bikes estilizadas.
    Desejamos que as Pedalinas enquanto estilo de vida se amplie. Conte conosco

  3. Elvira Fernandes 06/08/2010 às 10:31 AM #

    Oi meninas, estou conhecendo o blog hj, sou de Recife e pedalo pelas bandas de cá também. Espero compartilhar experiências e aprender com a realidade de voces. bju

    • Mônica Melo 27/11/2011 às 1:20 AM #

      Oi Elvira…tb sou das bandas daqui e pedalo muitas vezes sozinha… quem sabe podíamos nos encontrar para pedalar?!

  4. mar 13/08/2010 às 11:24 PM #

    olá! tenho uma história. conheci outro dia uma senhorinha linda. devia ter lá seus 70 anos. e me falou de sua mãe. imagina há quanto tempo foi… me falou que sua mãe naquela época era muito diferente das outras mulheres. porque gostava de subir em arvore e… andar de bicicleta! me falou que naquela época ela era uma das unicas a andar de bicicleta. que as outras nao andavam. e todo mundo a achava estranha. me falou que era assim a sua mae porque tinha-se casado com um europeu. algo como costumes vindo de fora. imaginar a mãe da senhorinha andando de bicicleta no antigamente. me pareceu bonito. porque me pareceu também.

    tambem sou do rio! ando e concerto e aprendo bicicleta. muito boas voces. ando querendo pegar a rio-santos de bike qualquer dia desses. ces gostam? ces tem lista de e-mail? ces tem eventos por aí? se sim, gostaria de como sabe-los. valeu! brigadao e parabens!

  5. leticia 17/08/2010 às 1:32 AM #

    Tambem uso minha bicicleta para transporte e adoro!Jogo tenis desde pequena, mas ha aluns meses, tive que parar de treinar porque rompi os ligamento do pe direito em uma partida, de forma que estou se praticar esportes desde entao. O que me salvou da falta de exercicios foi a bicicleta. Desde a lesao estou viciada na minha bike. Ando por toda a cidade e so uso o carro quando estou muito atrasada.
    Adorei conhecer este blog e me informar mais sobre mulheres que, assim como eu, usam a bike como meio de transporte. E o que ‘e melhor, sem perder o charme!

  6. Jessica Lauton 17/09/2010 às 8:57 AM #

    Olá, meninas. Sou de Marabá, sudeste do Pará e comecei a pedalar já faz uns meses. Foi uma adesão total: vou de bike pro trabalho, pra universidade, fazer compras… Tô muito feliz por ter adotado a magrela na minha vida. Aqui em Marabá não conheço nenhuma garota que pedale, eu sempre ando de bike na companhia do meu namorado. A realidade do trânsito daqui é difícil pras bicicletas e pedestres. A cidade tem uma das maiores frotas de carros e motos do estado, a ‘carrocracia’ é muuuuito forte aqui e nas maioria das vezes as pessoas acham que quem pedala é quem não tem condições financeiras de comprar um veículo motorizado. Tenho pensado em maneiras de estimular o uso de bicicletas. Tenho conversado com pessoas na universidade e no trabalho e tentado mostrar que, apesar das dificuldades no trânsito, a bike tem enormes vantagens e é só ter atenção e cuidado que tudo vai bem. Aos poucos, espero que mais pessoas e, principlamente, mais garotas, subam nas bikes.
    Fiquei muito feliz de encontrar um grupo só de garotas. Espero manter contato e que aprender muito com vocês.

    • Flávia Cavalcante 05/10/2012 às 3:27 PM #

      Oi Jéssica! Também sou de Marabá e adoro pedalar.
      Meu maior problema é o mesmo seu: me sinto a única a adotar a prática.
      Você tem face? Me add.: Flávia Cavalcante

      Beijos,
      Flávia.

  7. sueli graziano lotufo 03/02/2011 às 6:03 PM #

    Adorei o site e a iniciativa, moro nas imediações, ando todos finais de semana, vou aproveitar o convite de sábado e conhecer a turna, maravilha, até!

  8. Iva 08/02/2011 às 9:45 AM #

    Olá pedalinas,
    Fiquei sabendo de vocês pelo Gilberto Dimenstein na rádio CBN. Na mesma hora pensei em aderir aos passeios porque na minha infancia e adolescencia sempre andei de bicicleta…e adoro.simplesmente adoro.
    Nem preciso dizer que…a vida que levo me afastou a milenios de andar de bike. E também a falta de companhia, porque aqui em casa ninguém é como eu…Quando falo em andar de bicicleta no parque…todos viram a cara, devem achar coisa de criança…
    Segundo o ditado, quem anda de bicicleta nunca mais esquece…então…pretendo encontrar com voces no próximo dia 05 de março as 14:30, lá na Paulista. Até lá e meus parabéns pela iniciativa que voces tiveram em promover esses passeios !!

  9. Meg Ghiraldelli 13/04/2011 às 1:21 PM #

    Olá pedalinas! Quero ser uma de vcs. Vou aparecer no sábado na pça das ciclistas para nos conhecer…
    Até lá!

  10. regina 08/05/2011 às 8:45 PM #

    olá pedalinas,

    adorei saber da existência de vocês. Gostaria de me juntar ao grupo, um amigo meu chamado Willian conhece a Aline,me falou super bem de todas vocês!!! os encontros são sempre aos sábados as 15hs na praça do ciclista? se a resposta for sim, vou encontrá-las no próximo dia 14…bj

  11. Bárbara Ávila 07/06/2011 às 1:38 PM #

    Adorei a iniciativa de vcs! Comecei a trabalhar próximo de casa e tenho usado a bike como meio de transporte. Me interessei muito pelos encontros de vcs. Uma pena que os últimos acabaram de acontecer! Vou me informar melhor aqui no site. Quero participar!

  12. Elzinéia Gomes 19/06/2011 às 2:44 PM #

    Oá meninas, achei muito interessante a proposta de vcs sobre essa integração com a bicicleta. Só lamento, por mim pois ainda não sei andar de bike, mas sou louca para aprender. e gostaria muito de me juntar a vcs. Gostaria de saber se há uma previsão a curto prazo para outras aulas para ensinar a andar de bike.
    Obrigada !!!

  13. Lets 29/06/2011 às 12:15 PM #

    Eu amei conhecer o blog! Pretendo encontrá-las um sábado na Praça do Ciclista para participar.
    Eu ando de bike por lazer, sou iniciante mas tenho amado a prática.
    Parabéns pela iniciativa!

  14. Roberta Gonzales 11/07/2011 às 12:40 PM #

    Olá, gostaria de participar do grupo.

  15. wellingtonchristian 17/07/2011 às 5:13 PM #

    PEDALINAS: EU APÓIO!
    Publiquei sobre vocês em meu mural do Facebook, Parabéns!

  16. Aline Braga 27/08/2011 às 3:31 PM #

    Ola, quero saber como fazer parte do pedalinas???? Quando vai ter o próximo encontro…
    BJsss

    • pedalinas 30/08/2011 às 4:57 PM #

      Prõximo sábado, dia 03/09 a partir das 14:30 na praça d@ ciclista! Só aparecer =)

  17. Rozane 01/09/2011 às 11:26 AM #

    Olá ,parabens a todas as ´pedalinas de SP e outras cidades,é super interessante.Aprendi a pedalar aos trinta e quatro anos.Quero fazer parte do grupo.Como faço?

    Obrigada

    Rozane

  18. Ana Paula 10/09/2011 às 9:59 PM #

    Gente, senti falta de uma coisa por aqui: uma foto com as pedalinas que começaram… com nome e tal… ;D

  19. CÉLIA REGINA MARTINS 13/10/2011 às 6:43 PM #

    Cai no dia 11 de setembro na praça. Gostaria de saber se estraguei a bicicleta da menina que me emprestou. Fiquei tão envergonhada naquele dia que nem me lembrei de ver se tinha que pagar pelo conserto. Agora não tenho como entrar em contato para saber. Por favor me avisem. Abraços.

  20. Maria 31/10/2011 às 11:29 AM #

    Olá! Para achar vocês, é só aparecer no primeiro sábado de qualquer m~es lá na praça do Ciclista às 14h30???

    Um abraço da Maria!

  21. Kelly 17/11/2011 às 5:18 PM #

    Olá a todas!

    Ouvi sobre as pedalinas na CBN. Tenho quase 38 anos e não sei andar de bike! Gostaria MUITO de participar da próxima oficina. Por favor me avisem! Um dos meus sonhos é superar o medo e desfrutar da sensação de andar de bicicleta…..Obrigada!

  22. elefantescoloridos 28/11/2011 às 6:44 PM #

    Olá meninas,

    sou do Df e estou escrevendo uma monografia sobre mulheres que andam de bicicleta como meio de transporte e como isso modifica a relação delas com o espaço urbano. Basicamente, tenho que trocar uma ideia com vocês e também queria pedir uma ajuda bibliográfica. Será que vocês podem me escrever um email!

    Veluzão e tamo junta no pedal=D

  23. Juliana Belko 27/02/2012 às 10:44 AM #

    Olá!

    Gostaria de saber se haverá pedal no sábado 3 de março.

    Bjs, Ju

  24. Vilian de Rosa Verardo 31/03/2012 às 7:50 PM #

    Adorei o blog todo. Me diverti e me senti motivada a pedalar com os relatos. gostaria de conhecê-las e conversar mais. Ainda não tenho bike, mas…terei.

  25. Lara Carolina Chacon Costa 10/07/2012 às 6:32 PM #

    Olá! Meu nome é Lara, tenho 23 anos e aprendi a andar de bicicleta a poucos meses atras, graças ao incentivo do namorado, que se preocupou em sair comigo e escolher uma bicicleta bem legal em que eu me sentisse segura, e também teve a paciência de aguentar meus tombos, segurar a bicicleta nas primeiras pedaladas, e me a força pra me animar nos momentos que queria desistir ou que eu achava não ser capaz. Mais que andar de bicicleta, eu aprendi que nunca se é tarde pra se aprender. Que não devemos nunca desistir das coisas que realmente queremos nessa vida, e que com esforço e um pouco de dedicação tudo é possível. Bem o primeiro passo foi dado e cabe a mim agora continuar em frente. Eu gostaria de pedalar mais e mais por ai, e me aperfeiçoar ( visto que ainda não consegui sequer subir uma rua um pouco mais inclinada…rs) e me sinto um pouco insegura de andar por ai, ainda mais sozinha. Então gostaria de saber se posso e como faço para me juntar as pedalinas, pra junto de vocês ( meninas e mulheres mais experientes) eu aprender mais, me sentir mais segura, fazer novas amizades e andar por essa cidade de bicicleta. Um beijo a todas e desde ja agradeço a atenção.

  26. Rosane Freitas 09/09/2012 às 3:31 PM #

    Sou paulista mas estou morando no Rio de Janeiro. Comecei a pedalar faz muito pouco tempo, e notei que ao pedalar MINHAS MÃOS ADORMECEM E FORMIGAM MUITO., foi ai que encontrei este site. Acho legal e pena que estou longe para participar das pedalinas.
    Quando eu estiver em Sampa, vou tentar cocnhecer mais de perto as pedalinas, bom domingo e muitas pedaladas nesta semana, bjsssssssssssssssssssssss

  27. gisele 24/12/2012 às 12:53 PM #

    moro aqui em são paulo e gostaria de aprender a andar de bicicleta,sempre vejo a ciclofaixa de domingo e gostaria de participar também dos passeuios

  28. Renata 12/04/2013 às 2:36 PM #

    Olá meninas, sou repórter da revista Costura Perfeita e estou fazendo uma reportagem sobre ciclistas e a moda, inclusive sobre roupas feitas para ciclistas irem ao trabalho. Gostaria de fazer uma entrevista com vocês, falando um pouco sobre o blog e as experiências de vocês. Aguardo um retorno. Muito obrigada.

  29. melissa 16/04/2014 às 3:29 PM #

    olá, sou assessora e represento uma empresa de vendas CASHBACK. Atendemos grandes marcas de esporte: KANUI, CENTAURO, NIKE, NETCHOES. Marcas usadas pelos esportistas. Queria sugerir uma pauta pra vcs, sobre compras na net com descontos que não existem na lojas físicas, so na net.T em muita coisa legal pra mulher, material de qualidade e marca, e mais barato. Tem um email pra eu enviar um artigo? vcs aceitariam?

  30. vani 27/01/2015 às 11:06 AM #

    Bom dia
    Sou repórter de uma revista em São Paulo e gostaria de fazer uma matéria sobre o grupo. Poderia me enviar o contato de telefone

  31. Priscila Santos 30/09/2015 às 12:50 AM #

    Boa noite,

    Estamos realizando a Pedalada Woman Trip em São Paulo no dia 18/10/2015

    Tradicionalmente, o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Com esse foco, a Woman Trip em parceria com a Fundação Laço Rosa que, há vários anos tem um papel importante na prevenção e combate ao câncer de mama, irá realizar no dia 18 de outubro a Pedalada Woman Trip.

    Gostaríamos de saber se vocês podem fazer a divulgação do evento,

    No aguardo de um retorno.

    Grata.

  32. Geane Pereira da Silva 12/08/2016 às 6:59 PM #

    Olá! Fiquei sabendo de vocês através de vídeos da Renata Falzoni, no bike é legal.
    Estou gostando muito de saber que estamos nos emancipando, não pelos direitos das ciclistas mas pela igualdade e respeito com ou sem bike.

  33. Veronica 29/09/2016 às 9:24 AM #

    Eu tenho 53 anos e gostaria muito de aprender andar de bicicleta. Já andei no passado, até tenho bicicleta, mas tenho muito medo. Fico rígida e muito tensa para andar. Gostaria muito de aprender. Viajo e as vezes não posso fazer determinados passeios com o meu marido e amigos. Como posso encontrar vocês para aprender?
    Abraços

  34. marianamila 21/12/2016 às 12:31 PM #

    O pedalinas não existe mais??? :((

Trackbacks/Pingbacks

  1. critical bike madness | rtc - 05/07/2010

    […] /last but not least some words about the brave non-specialized cyclists: São Paulo seems to have a regular roling Bicicletada (Critical Mass) on every last Friday of the month. /the next one takes place on Friday the 28th of May. /in São Paulo exist a womens bike movement as well, called Pedalinas. They make technixx workshop and form their critical mass evey first Saturday at 14h. Among biking, there exists an equal important discourse about the roles of men and women bikers. […]

  2. Os números de 2010 « - 07/01/2011

    […] Apresentação […]

  3. Secret São Paulo » Blog Archive » Aproveite o sábado para pedalar - 02/02/2011

    […] garotas que estão começando. Na própria apresentação do grupo (que você pode ler na íntegra aqui), as garotas já fazem o convite para quem quer superar o […]

  4. Pedalinas - 18/07/2011

    […] pedalinas.wordpress.com/about/ […]

  5. Coletivo Pedalinas incentiva e ajuda mulheres que querem andar de bike « Catraca Livre - 28/09/2011

    […] faz parte de um coletivo chamado Pedalinas, “um grupo de garotas que pegaram suas bicicletas e saíram pelas ruas de São Paulo.” Foi com elas que aprendeu a andar de […]

  6. Já conhecem as Pedalinas? | Antix - 26/07/2012

    […] “Pedalinas é um grupo de garotas que pegaram suas bicicletas e sairam pelas ruas de São Paulo. (…) Ser “Pedalina” é mostrar que nem ser mulher e nem andar de bicicleta são sinônimos de fragilidade, é mostrar que há diferenças e precisamos saber lidar com elas, conhecendo, respeitando e  integrando (…) recordando e disseminando o quão bom é pedalar!” trecho do blog das Pedalinas […]

  7. MTZCO » Blog Archive » O Charme de uma Bike! - 06/08/2012

    […] Pedalinas é um grupo de garotas que pegaram suas bicicletas e sairam pelas ruas de São Paulo. (…) Ser “Pedalina” é mostrar que nem ser mulher e nem andar de bicicleta são sinônimos de fragilidade, é mostrar que há diferenças e precisamos saber lidar com elas, conhecendo, respeitando e  integrando (…) recordando e disseminando o quão bom é pedalar!” trecho do blog das Pedalinas. […]

  8. BikeSampa e os BikeAnjos | .:vida de letícia:. - 31/01/2013

    […] olha que chic! Em SP tem até um grupo de ciclistas só de mulheres. Chama Pedalinas e se reúnem todo primeiro sábado do mês na Praça do Ciclista as […]

  9. Festival do Sesc debate desafios das mulheres no turismo • Portal GIZ - 11/01/2017

    […] Hilst (1930-2004). Para os mais descolados que preferem se aventurar em uma magrela, as meninas do grupo Pedalinas darão dicas e oficinas para quem planeja viajar de […]

  10. Chave Quinze: mulheres ensinam mecânica de bicicleta | Conviva - 07/03/2017

    […] mulheres da sua humanidade e pertencimento social. Muito da caminhada está ligada ao início das Pedalinas, o que nos trouxe uma reflexão que tem a questão de gênero como […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: