Como eu fiz a sacola da minha bicicleta dobrável

3 nov

Habilidade em costura: Para reproduzir esta sacola, você deve saber fazer costura reta e ziguezague numa máquina caseira. Máquina overloque é opcional. Deve também saber fazer barra com cordão.

Materiais:

  1. Tecido leve, resistente e impermeável. Eu aproveitei um tecido sintético que é usado como forro de alfaiataria e que estava sobrando no meu armário. Custa mais ou menos 3 reais o metro. Ele não é impermeável, mas não fica encharcado na chuva, como os tecidos de algodão.
  2. Cordão. Qualquer cordão serve, mas, novamente, os sintéticos não ficam pesados quando molham e escorregam melhor dentro do tecido.
  3. Linha.
  4. Fita métrica, trena ou régua grande.
  5. Tesoura.
  6. Máquina de costura. Eu usei a minha máquina caseira. Se você for uma costureira experiente que tem máquina de costura tipo overloque, parabéns! O seu tempo será otimizado. Se você quiser fazer à mão, fique à vontade, mas vai levar mais tempo e a costura ficará frágil.

1. Depois de medir a minha bici, cortei dois retângulos de tecido. Mas antes, medi a profundidade, dividi por dois e adicionei em cada lado, além de 1cm para costura, e 4 cm para a barra com cordão. Depois, dobrei o tecido e cortei os dois pedaços de uma vez só. Não se reprima. É melhor cortar pedaços grandes e depois ir ajustando, que cortar pequeno e ter de fazer tudo de novo depois.

2. Antes de começar a costurar, você pode alfinetar ou alinhavar os tecidos e vestir a bici. É nesse momento que você vai decidir se quer ajustar mais um pouco, e onde será a abertura. Como eu decidi que ia carregar a minha bici pelo selim, marquei na parte superior dos dois retângulos de tecido uma abertura que era suficiente para que ele passasse.
3. Você pode também, nesse momento, marcar com alfinete as sobras nos cantos superiores pra sua sacola não ficar quadradona! Eu arredondei só um pouquinho.
4. Eu sei que é super fácil dar voz à preguiça nesse momento, mas por favor não pulem esta etapa! É muito importante fazer o acabamento que vai impedir que o seu tecido fique soltando fiapos na máquina de lavar. Eu ajustei a minha máquina caseira no modo ziguezague (quem tem overloque, agora é a hora) e fui costurando a barra do tecido inteira, envolvendo-a com linha. Exemplo aqui.
5. E só depois disso, eu ajustei a minha máquina no modo reto, e uni as laterais e a parte superior. 6. Deixei uma abertura para o selim. Nesse momento, eu já queria chamar de sacola e pegar o metrô!
7. Mas eu fiquei pensando nos coitados dos funcionários do metrô, num dia chuvoso. Na roda lamacenta da minha bici sujando a minha calça e o vagão. Para evitar isso, algumas sacolas comerciais têm barra com cordão. 8. Foi simples, só dobrei o tecido na barra com um espaço a mais para passar um cordão, fiz uma costura reta, e em vez de unir, deixei um espaço de 4 cm. 9. Depois, passei o cordão com um clipe de papel. Se você nunca fez isso, aqui tem fotos de uma sacola com cordão.
A vantagem do cordão é que, ao puxa-lo, a sacola se fecha por dentro, revestindo a parte de baixo da bici. A desvantagem é que isso leva um tempinho extra, e o cordão pode ficar arrastando no chão. Eu ainda estou testando esse mecanismo. As sacolas da Dahon têm uma bolsinha para prender o cordão, que deve ser super fácil de fazer.
E essa é a sacola mais simples para bicicletas dobráveis. Também estou testando uma com alças de velcro. Se der certo, conto aqui pra vocês.

11 Respostas to “Como eu fiz a sacola da minha bicicleta dobrável”

  1. Letícia Shimoda 05/11/2011 às 12:17 AM #

    Oi Natália… ficou legal =D

    super facinho, por enquanto vou deixar a minha sem, se começarem a causar no metrô faço uma \o

    • Natalia Rosa 17/11/2011 às 3:42 PM #

      Obrigada! É super fácil mesmo.

  2. Juliana 07/11/2011 às 4:06 PM #

    Natalia!
    Ficou muito legal! Só faltou uma foto do tipo “carregando” pra ver como ficava!
    Fiquei uns 3 meses esperando a Sacola da Dahon chegar… vou passar seu tutorial pra frente pra ninguém ficar esperando sem necessidade como fiquei!
    Parabéns! Estou louca pra saber se a próxima bolsa (a de velcro) vai dar certo! Estou torcendo!
    Obrigada
    Bjus

    • Natalia Rosa 17/11/2011 às 3:51 PM #

      É uma pena a Dahon ser tão cara aqui no Brasil, e os acessórios só são vendidos em certos lugares, e demoram pra chegar… Mas a gente se vira. Beijo

  3. Josezcréuzio Jr. 15/11/2011 às 9:09 PM #

    Só para ajudar o pessoal, o capa da dahon (a slip cover), que custa algo entre 50-80 reais, tem 1m na base e 80 cm de altura, com 24cm na abertura para o selim. Lembrando q a capa da dahon é quase um semi-circulo, beeeem arredondada nas pontas de cima do “quadrado”, ok?

    Vendo esse post tive uma idéia, como comprei essa capa e não usei mt por não ter alças (saiu uns 40 e poucos reais na gigabike!), vou bolar umas alças! Fica meio porco mas deve funcionar… e é bem melhor dq pagar 180 dilmas em uma carry on!

    • Natalia Rosa 17/11/2011 às 3:41 PM #

      Obrigada pelas medidas da slip cover!

      A carry on tem alças que prendem no quadro e nas rodas, pra não tensionar o tecido. Se ele for muito leve, alças costuradas diretamente nele podem causar rasgos. Dá uma olhada nos vídeos que tem dela no youtube. Eu acho que é possível fazer uma gabiarra na slip cover, fazendo aberturas pra passar as alças, que prenderiam na bicicleta.

  4. Matheus 29/08/2012 às 3:48 PM #

    Que demais! Obrigado por postar sua ideia hahah minha academia comecou a implicar com a bicicleta, mas seu post foi salvador!

    Obrigadoooo

  5. joaozinhomenininho 02/10/2014 às 1:24 PM #

    Muito legalllll… parabéns…

    cicloabraços
    joaozinho

  6. Jeferson 02/03/2015 às 10:38 PM #

    Olá! Gostei muito da sua capa. To procurando algo parecido mas só acho modelos que embaixo eh fechAdo. Vc pode me passar o link de alg modelo pronto mas que seja igual ao seu pRa eu comprar? BrigDao!!!

  7. André Diniz 29/01/2018 às 3:59 PM #

    Adorei! Tô caçando uma pra minha Dahon. O Metrô do Rio é chato pra cacete com transporte de dobráveis mesmo estando dobradas…

    A preguiça é meu limitador. Queria um sistema que constasse com alguma alça que eu pudesse encaixar no quadro e carregar simulando uma mala ou bolsa…

    Parabéns!

  8. MARIA DA CRUZ COSTA E SILVA 11/08/2023 às 1:40 PM #

    Ótima dica, parabéns 👏👏👏👏

Deixe um comentário