Archive | junho, 2011

1ª Cicloviagem das Pedalinas!

30 jun
Primeira cicloviagem das Pedalinas!

flyer: @lancany

Depois de alguns planos e até uma oficina a respeito, próximo sábado realizaremos a primeira cicloviagem das Pedalinas! Voltada principalmente para iniciantes, que pela primeira vez se aventurarão a percorrer uma distância maior, terá um caminho a ser percorrido sem pressa, em ritmo bem tranquilo, e com algumas paradas para descansar e renovar as energias. =)

E o pernoite será na casa da Evelyn!

Ela já nos mandou um e-mail detalhando o caminho e alguma orientações, que estão resumidas neste post. Qualquer dúvida, é só se inscrever na nossa lista de discussão ou mandar um e-mail (pedalinas.sp@gmail.com).

O trajeto até Sorocaba terá 3 paradas, uma a cada 25 km, mais ou menos. A primeira é em um posto em Barueri, depois de Alphaville, antes do pedágio de Jandira. A segunda é no km 53 da Castelo. A última será em outro posto/shopping, na altura do km 70 e um pouquinho antes da entrada para a Castelinho.

Itens necessários:
Roupa de cama e banho, como colchonete, saco de dormir, cobertor, toalha, etc. Levando em conta que à noite esfriará um bocado.
No quintal há espaço para umas 5 barracas, para quem preferir acampar.
Levar câmaras e remendos, para eventuais emergências de pneus furados.
Dinheiro para alimentação e passagem de ônibus.
Se alguém cansar demais, não se sentir bem, alguma bike quebrar e precisar desistir, os ônibus da Cometa (R$20,00) passam a cada 15 minutos em direção a Sorocaba.
Informações da ida
Ponto de encontro:
Praça d@ Ciclista (Av. Paulista x R. da Consolação)
Data e horário:
Sábado, 02 de Julho, às 6h30 da manhã.
Volta
Data:
Domingo, 03 de Julho.

Cycle Chic

28 jun

@pedaline, Renata, @joanarocha e @vmambrini

Esse final de semana tiramos fotos na Av Paulista para uma matéria sobre pedalar com “roupas normais” em São Paulo. A jornalista e Pedalina, Janaína Quitério está produzindo o conteúdo e logo que for publicado divulgaremos aqui.

Fotos: Thiago Teixeira

A responsável pela matéria: Janaína-linda

Cores e amores

27 jun

Sarinha falando no trio (desculpe nao ter visto essa foto antes) =)

Algumas Pedalinas participaram da 9ª Caminhada Lésbica e de Mulheres Bissexuais de São Paulo que aconteceu sábado, dia 25/06, e antecedeu a 15ª edição da Parada do Orgulho Gay que aconteceu no domingo por aqui. Inclusive a Sarinha foi convidada a subir no trio e chamar as meninas para conhecer e participar do Coletivo.

A luta por respeito é semelhante em diversos movimentos sociais. É só parar pra ouvir o discurso das pessoas quando pedem mais amor, paz, tolerância e respeito com as opções dos outros, seja de mobilidade, sexual ou de vida!

É tão impressionante quanto inadmissível pensar que tanta gente ainda implora por aceitação e respeito numa nação considerada livre, democrática e regida por uma Constituição Federal tão bonita e recheada das letrinhas:  “igualdade” e “justiça”.

Mas na prática a teoria é outra. Pouco a pouco as ruas voltam a ser tomadas de “gente diferenciada”. Gente que cansou de ficar calada diante de imposições sociais ridículas e valores engessados, enraizados e regados de tirania e preconceito.

Isso aí. Vamos vivendo.

Pedal à moda antiga

22 jun

19/06/2011 (Foto: Carlos Alkmin)

Esse final de semana (além do Alicate que em breve terá relato, fotos e vídeo) aconteceu o 1º Tweed Ride São Paulo, um passeio histórico, épico e muito elegante que nos levou a uma deliciosa viagem no tempo.

Cerca de 70 ciclistas compareceram ao “Theatro Municipal” bem no estilo “vintage”, seja com roupas, acessórios, objetos e até com bicicletas de décadas passadas. A arquitetura do centro deu um charme todo especial ao evento e o passeio por lugares históricos – como o Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá – reviveu na memória a época em que a bicicleta era o principal (e mais luxuoso) meio de transporte das cidades.

As meninas (e os meninos) capricharam na produção. Estavam tod@s lindíssimos. Eventos assim me deixam profundamente nostálgica e inspirada. Tomara que aconteçam outros, cada vez mais e mais.

O primeiro Tweed Ride (ou Tweed Run) foi realizado em Londres em janeiro de 2009. Inspiradas no exemplo inglês, muitas cidades do mundo já realizaram passeios semelhantes, como São FranciscoBostonChicagoFiladélfiaSacramentoTorontoVictoriaAnjou,

SidneyWashingtonNagoya e Curitiba entre outros.

Praça da Cidadania

Parabéns ao Coletivo Pscycle que organizou e promoveu o Tweed Ride São Paulo.  Saiu matéria no Diário de São Paulo!

Visite o site do evento: http://tweedridesp.wordpress.com/

Veja mais fotos dos queridos:

Carlos Alkmin e Laura Sobenes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indo mais longe…

18 jun

Sábado passado rolou a Oficina Indo mais longe: pedal de longa distância e cicloviagens.

No Espaço Contraponto, as pedalinas Jeanne e Verônica mostraram como se planejar para encarar uma pedalada de maior quilomentragem como o Audax (onde inclusive algumas pedalinas estão hoje!) e também das cicloviagens, contando suas experiências e dando diversas dicas incríveis num bate-papo super descontraído e acolhedor.

Também recebemos integrantes do Meninas ao Vento, um grupo de mulheres que se deslocam pra cima e pra baixo (literalmente!) em Salvador. Essa troca de experiências é fundamental e muito prazerosa pra nós!

Para quem estava presente rolou um desafio: colocar toda a “tralha” que a Verônica levou pra demonstração nos alforges e montar tudo em cima da bicicleta!

A tralha toda…

e bora colocar tudo em cima da magrela.

Missão cumprida!

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos objetivos desta oficina foi planejar a primeira cicloviagem as Pedalinas, pra fechar o ciclo de oficinas que nós deu oportunidade de falar para mais mulheres e perceber que tem muita gente interessada em colocar a bicicleta no seu dia-a-dia.

 O destino escolhido foi Sorocaba, uma cicloviagem por caminhos já conhecidos de muitas meninas, um pedal tranquilo, onde faremos algumas paradas pra recuperar forças e contemplar o caminho.

A cicloviagem está marcada para dia 02 de julho. Até lá, sugerimos alguns treinos e vamos marcar alguns pela nossa lista de discussão, apareçam por lá meninas. Também vamos fazer uma revisão nas bicicletas e checar todos os detalhes na semana do nosso grande dia!

Acho que o planejamento da viagem faz parte do prazer de viajar, eu já estou vivendo tudo isso desde aquele dia (meu checklist já está pronto, haha!)

 Bora cicloviajar mulherada!
 

Acidente? Fatalidade?

16 jun

 

Entenda pq o atropelamento do Seu Antônio NÃO FOI ACIDENTE, NEM FATALIDADE!

Além do vídeo-tapa-na-cara, sugiro ler os posts do Willian Cruz no blog Vá de Bike e da Renata Falzoni na ESPN que detalham um pouco mais nossa revolta quando incidentes de trânsito são entendidos como “acidentais e fatalidades” pela imprensa, poder público e população.

Quando os responsáveis por garantir segurança no deslocamento das pessoas (independente do meio de transporte) se EXIMEM da culpa de não proporciona-la (leia-se: especialmente aos pedestres e ciclistas), eles são RESPONSÁVEIS DIRETOS E INDIRETOS pelas mortes e tragédias provocadas pela violência no trânsito. Ou seja, não tentem culpar a vítima pela própria morte: TODOS QUEREM/PODEM/TÊM DIREITO DE USAR A BICICLETA NAS RUAS, MAS NINGUÉM AQUI QUER MORRER!

Alicate!!

16 jun

NÃO É CORRIDA!!
TODAS SÃO BEM VINDAS!
LOCAL: Praça d@ ciclista, Consolação esquina com a Paulista.

Também em Fixadas.

%d blogueiros gostam disto: