Você aí parado! Vem pedalar pelado!

2 set

O WNBR-BR (World Naked Bike Ride – BR), ou como chamamos carinhosamente entre amigos, a Peladada, acontece em vários países do mundo, e aqui no Brasil ele acontece normalmente no mês de março, esse ano (2010) tivemos sua 3ª edição.

Pedalamos peladas como uma forma de protesto, pacífico obviamente, esse protesto é uma forma de dizer:

“- É assim que eu me sinto todo dia. Me sinto pelada no trânsito, qdo eu boto minha bike na rua, é só eu e ela, enqto os motorizados tem todo um aparato de segurança, eu estou aqui nua, todos os dias. Essa é só uma forma de demonstrar meus sentimentos”

Significa mais tb:

“- Hj vcs me olham só pq eu estou pelada. Só não passam por cima pq obviamente agora vcs me vêem. Normalmente, eu sou completamente invisível, mas pelo visto, qto menos roupa, mais atenção me dão.”

Várias mensagens no corpo:

– DE BURACO VOCÊ DESVIA

– SUA PRESSA VALE UMA VIDA?

– MAIS AMOR MENOS MOTOR

Todos na mesma

Tudo parecia bem, até que a polícia me fez colocar o top, pq segundo o coronel, no carnaval pode, é arte. Pelo visto, eu sou só mais uma pelada sem vergonha chocando a cidade. Eu não tenho motivos, razões, pior, não tenho voz. Ok. Coloco o top. Não costumo discutir com coronéis, deve dar errado isso normalmente.

A história é longa, mas essa parte importa. Em determinado momento volto para ver quem ficou para trás, já lá no centro da cidade. Me deparo com um amigo, sendo espancado pela polícia. Tiram a calça dele na minha frente para dar flagrante em ato obsceno, olho meio de longe já bastante desesperada. Ele vai preso. Eu e alguns outros vamos atrás nas nossas bikes. Chegando lá, o delegado pede para eu e outra amiga entrarmos, está fechada a gaiola, ambas autuadas por ato obsceno, apesar de vestidas.

Agosto, chega minha intimação e dos meus outros amigos. Vamos ao Fórum, respondemos por ato obsceno, poderíamos levar adiante, mas quem quer levar adiante? Estou cansada. Entramos em acordo. Saiu R$255,00 para cada. Por um dia de voz. Pq todos os dias eu luto com a bike no trânsito, mas foi pelado o dia em que tive mais voz no trânsito.

Praça do ciclista

OBSCENO É A FALTA DE HUMANIDADE QUE VEJO TODO DIA NO TRÂNSITO.

11 Respostas to “Você aí parado! Vem pedalar pelado!”

  1. Rodrigo 02/09/2010 às 10:56 AM #

    Legal o post. Quero pedalar com uma placa escrito “CICLISTA TBM PAGA IMPOSTO SABIA???” “TEMOS O DIREITO DE ESTAR AQUI” “CICLISTA TBM É CIDADÃO”. Nego é muito folgado hoje em dia. Como se fossemos nós os ciclistas que realmente incomodamos alguém.

  2. Sumaya 02/09/2010 às 12:17 PM #

    Quando se reuniram centenas de pelados no Ibira pra posar pra foto alguém p agou multa? Foi preso e humilhado?

    A gente não devia deixar quieto, mesmo. Vamos pedalar pelados mais vezes por ano, é o que sugiro.

  3. Willian Cruz 02/09/2010 às 2:07 PM #

    Fica claro que pegaram alguns bodes expiatórios “para dar o exemplo”. “Coloca alguém aí no tronco e senta a chibata pra ver se a senzala se acalma”. Mas não, a senzala não se acalma. Eles querem a liberdade.

    Em outro ano, fizeram isso com quem achavam que era o líder da manifestação, achando que tudo acontecia só por causa dele e que, o humilhando, derrotariam o movimento. Mas isso é mais que um, ou três. A manifestação já é parte do calendário da cidade, ocorre por si só, vai continuar e aumentar. Para deixarmos de ser invisíveis, tivemos que nos tornar um incômodo.

    Não somos poucos e aumentamos a cada dia. É melhor tentar entender nossa causa, nossa luta, ouvir o que temos a dizer. Também somos cidadãos, também temos necessidades e direito. Também temos boca e também temos voto. Não dá mais para nos amordaçar.

  4. Felipe Aragonez 02/09/2010 às 2:29 PM #

    É isso aí guerreira!!
    Mandou bem!!
    Parabéns!

    Vamos peladar!

  5. Rogério Leite 02/09/2010 às 4:00 PM #

    Quem devia proteger os mais fracos dos ataques dos mais fortes se posiciona com uma ignorância militar. Acabou a ditadura mesmo? Vivemos numa democracia de verdade? As ruas são para o pedestre, para o ciclista E PARA OS CARROS, ou é apenas deles e nos que nos f… Quando vir a polícia atuar primeiro com respeito ao cidadão e sem preconceitos deste tipo, passarei a acreditar na democracia brasileira. Por enquanto, vivemos na ditadura, e gritos de revolta e liberdade como este precisam ecoar sempre e para todo lado. Só assim a gente sai desta situação…

  6. Lan 02/09/2010 às 5:24 PM #

    Ae, mina!!!

    APOIADAAAAA!

    =D

  7. Anderson Araujo 03/09/2010 às 2:32 PM #

    Depois reclamam que a cidade é um caos. As poucas pessoas que apóiam movimentos para melhorar a cidade são tratadas como bandidos. Por isso que às vezes quando vejo vários carros horas e horas parados no transito acho bom. A cidade deveria travar logo para as pessoas perceberem que o futuro são os transportes alternativos. Que precisamos de mais trens, mais ônibus e principalmente, mais espaço para as bicicletas, esse sim o transporte do futuro.

    No próximo ano é preciso organizar o pessoal e fazer uma passeata grande, assim se bater em 1 tem que bater em todos!

  8. Jeanne 03/09/2010 às 4:53 PM #

    ORGULHO!

  9. joão 17/09/2010 às 8:23 AM #

    DEMAIS!!!
    Vocês merecem MUITO respeito!!

    Moro em Fortaleza e vou pro trampo de bike todos os dias e sinto que realmente sou invisível em cima de uma bicicleta!!

    Ano que vem estarei pelado com vocês!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. WNBR-BR 2010, agressão policial em uma simples manifestação « O Reino de Deus - 21/12/2010

    […] https://pedalinas.wordpress.com/2010/09/02/voce-ai-parado-vem-pedalar-pelado/ […]

  2. Como foi a Pedalada Pelada 2011 | Vá de Bike! - 14/03/2011

    […] Paulo (em contraponto à recente abordagem distorcida sobre manifestações de ciclistas). Obs.: entenda melhor as detenções por “ato obsceno” na edição de 2010, citadas nessa matéria da […]

Deixe um comentário