A bicicleta e a calça

15 dez

Le Chalet du cycle au bois de Boulogne, Jean Beraud, c. 1900

Estudando a história da moda, fui coletando, sem querer, fotos de mulheres com bicicleta. Quando a bicicleta moderna surgiu, no final do século XIX, o ciclismo não foi prontamente definido como “coisa de homem” ou “coisa de mulher”. Os homens tinham uma vantagem, porém: eles usavam calças. Em lugares como Paris, o uso de calças era proibido por lei para mulheres. Essa lei foi logo suspensa, exclusivamente para o uso das bicicletas, e as européias adotaram essas calças folgadas para andar nos parques.

Traje “Bloomer” para bicicleta, 1891.

No começo, as mulheres preferiam usar calças apenas em parques, porque eram ridicularizadas na rua. Foi um longo processo até as calças jeans dos anos 1940 e os tailleurs com calça dos anos 1980. Porém, mais que outras atividades como andar de cavalo, o ciclismo foi fundamental para a aceitação do uso de calça por mulheres.

Inglaterra, 1942.

Traje para bicicleta de Claire McCardell, 1940

Susan B. Anthony foi uma sufragista americana e viveu durante a popularização da bicicleta no final do século XIX. Ela deu uma declaração famosa a respeito: “Eu acho que [a bicicleta] fez mais pela emancipação das mulheres que qualquer outra coisa no mundo. (…) Ela dá à mulher um sentimento de liberdade e auto-confiança.”

Em inglês: “I think [the bicycle] has done more to emancipate women than anything else in the world,” feminist pioneer Susan B. Anthony said in 1896. “It gives a woman a feeling of freedom and self-reliance. The moment she takes her seat she knows she can’t get into harm unless she gets off her bicycle, and away she goes, the picture of free, untrammeled womanhood.”

Anúncios

5 Respostas to “A bicicleta e a calça”

  1. Ana Elisa 16/12/2011 às 12:54 AM #

    E todas lindérrimas! Valeu, Natália!

  2. dododecdospedais 16/12/2011 às 7:27 PM #

    P/ vcs verem o poder da bike ao longo dos tempos influenciando até a moda, ao lado do pílula anticoncepcional e da máquina de lavar a bicicleta fez sua revolução no mundo. É talvez o Papa precise pedalar + lavar+ roupas nas máquinas e encontrar uma amada p/ saber melhor oq esse mundo nos tem a ofertar! Obrigado á tds vcs meninas pelo o texto!!bjos abraços e muitas pedaladas!

  3. Camila Oliveira 20/12/2011 às 7:54 AM #

    E pensar que hj em dia a gente luta pelo direito de pedalar de saia em paz, hehe

  4. Pamela Bassi 29/12/2011 às 11:22 PM #

    ah que post bacana! e eu ia falar justamente o de cima… e pensar que agora eu peno é pra poder andar de saia sem ninguém me encher o saco…

  5. Naldinho 19/01/2012 às 12:27 PM #

    Bah! Texto muito bacana.
    Desde os primórdios pedalando com elegância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: